Connect with us

Cartão de Crédito

Onde Fica o Código de Segurança do Cartão de Crédito e Para que Serve

Publicado

em

Código de Segurança do Cartão

No mundo moderno que vivemos hoje em dia é cada vez maior a busca por tecnologias que facilitem e agilizem nossas vidas e tarefas do dia-a-dia não é mesmo?

Por isso mesmo a invenção dos cartões de crédito foi um grande marco, pois nos propiciou facilidades na hora de fazermos e parcelarmos nossas compras, pagarmos nossas contas, possibilitou que não fosse mais necessário andar com grandes somas de dinheiro em espécie, entre outras possibilidades.

O fato é que, apesar de todos os benefícios que nos proporcionou, também nos causou muita preocupação e dor de cabeça, pois quem também cresceu os olhos para estas ferramentas foram os golpistas.

Para evitar fraudes portanto, é cada vez maior o aparato de segurança inventado pelas empresas operadoras de cartões, e uma das estratégias mais eficientes para combater usos indevidos de cartões de crédito por golpistas, foi a adoção do código de segurança, também chamado de cvv (código de verificação do cartão).

Mas e você que possui um ou mais cartões de crédito na carteira, seja de qual bandeira for, e que faz ou deseja realizar compras pela internet, sabe onde fica o código de segurança do cartão e de que forma utilizá-lo corretamente?

Caso não saiba, confira na sequência abaixo maiores informações que reunimos para você, pois ele é pedido principalmente nas compras feitas online.

Onde fica o código de segurança do cartão? Para que serve e como usar corretamente?

O código de segurança do cartão nada mais é do que uma sequência de três ou quatro dígitos (números) impressos em seu cartão de crédito, podendo ser na frente ou no verso do mesmo.

O cvv serve portanto como uma medida de segurança a mais, principalmente nas transações online, para garantir a veracidade dos dados de uma transação eletrônica, uma vez que tal informação é verificada apenas pelo portador do cartão e não consta em nenhum tipo de leitura magnética.

Desse modo, se você estiver efetuando uma compra online e se lembrar de todos os dados do seu cartão, mas não do número cvv, isso te impedirá de fazer a compra online.

Nos cartões de crédito com bandeiras Visa, MasterCard e Diners, o código possui 3 dígitos e fica localizado no verso do cartão, logo abaixo da tarja magnética.

Já nos cartões American Express, tal código é composto por 4 dígitos e fica na parte da frente, do lado direito e acima do número do cartão.

Dígitos de Segurança do Cartão

Dicas importantes de segurança

Agora que vimos onde fica o código de segurança do cartão de crédito e qual sua importância, vale a pena ressaltar algumas simples porém fundamentais dicas de segurança no seu uso e manuseio. Confira:

  • jamais divulgue a numeração deste código em local algum, pois da mesma forma como a senha, é fundamental que o cvv seja de conhecimento somente do titular do cartão;
  • caso alguém entre em contato com você dizendo ser da operadora do cartão, não informe de maneira alguma o código ou senha, pois em um atendimento da operadora do cartão, em nenhum momento pode ser solicitado tal código. Fique atento aos golpistas;
  • faça compras online somente em sites que tenham certificado SSL (uma chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro);
  • jamais use computadores públicos ou de terceiros para realizar suas compras online;
  • adquira o hábito de constantemente trocar as senhas e fuja de senhas óbvias, como datas de aniversário por exemplo;
  • jamais empreste seu cartão de crédito para ninguém, a não ser que seja uma pessoa de sua máxima confiança;
  • não deixe seu cartão em lugares onde eventualmente qualquer um possa ter acesso, como sobre racks, sofás, cômodas, armários, jogados na bolsa;
  • nas compras feitas em lojas físicas, jamais deixe que o lojista vá para longe de você quando estiver com o seu cartão;
  • ao digitar sua senha, verifique se não tem alguém observando;
  • Em caso de perda ou roubo do cartão, ligue imediatamente para a operadora para que ela faça rapidamente o bloqueio do mesmo do cartão.

Eram estas portanto as informações que gostaríamos de compartilhar com você sobre onde fica o código de segurança do cartão. Caso tenha restado alguma dúvida, nos envie um comentário abaixo que rapidamente responderemos.

Clique para comentar

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *