Connect with us

Cartão de Crédito

Máquina de Cartão de Crédito e Débito – Tipos e Modelos Existentes

Publicado

em

Máquina de Cartão de Crédito e Débito

É cada vez mais comum atualmente procurarmos formas de facilitar nosso dia-a-dia e também realizar nossas tarefas com mais conforto e segurança não é mesmo?

No que se refere às compras e pagamentos, a tecnologia existente hoje nos permite exatamente, ou seja, com um simples cartão de crédito ou débito podemos fazer compras ou pagar-las com total simplicidade e agilidade, sem a necessidade de andar com dinheiro em espécie na carteira.

Este simples fato nos proporciona além de conforto, uma total independência e segurança não é mesmo?

O que vimos acima foi o lado do consumidor, mas se você é empresário e possui por exemplo um pequeno ou médio comércio e está vislumbrando a possibilidade de modernizá-lo e fazê-lo crescer ainda mais que tal fazer uso destas novas tecnologias?

Uma excelente forma de fazer isso se transformar em realidade é passando a aceitar as modernas maquininhas de cartão em seu comércio.

Se você ainda não conhece bem as opções de maquininhas disponíveis no mercado e está buscando a melhor opção, confira as dicas que preparamos aqui para facilitar sua vida e veja como cada uma delas funciona.

Bom, para ter seu próprio terminal eletrônico de transmissão de dados financeiros portanto, você precisará fechar contrato ou comprar o equipamento de uma empresa adquirente, como a Cielo, Rede, Getnet, PagSeguro ou SumUp.

São estas empresas que disponibilizam as maquininhas e cada uma delas atua de modo bem distinto uma da outra, oferecendo um ou mais tipos de máquinas.

Confira na sequência as opções, como funciona cada máquina e veja se elas podem transformar para melhor seu negócio.

Máquina de Cartão de Crédito e Débito – Principais Modelos do Mercado

SumUp

  • Mobile e Máquina móvel

Cielo

  • Máquina móvel, fixa e mobile

Rede

  • Máquina móvel, fixa e mobile

PagSeguro UOL

  • Mobile

GetNet

  • Máquina móvel, fixa e mobile

Izettle

  • Mobile

Mercado Pago

  • Mobile

Payleven

  • Mobile

PagCom

  • Máquina móvel, fixa e mobile

É importantíssimo citar aqui que você deve comparar muito bem entre essas empresas e escolher aquele serviço que mais se adéqua a sua realidade e necessidades, pois as taxas cobradas e condições de cada uma costumam variar muito, principalmente em relação às máquinas fixa e mobile, que trabalham de forma totalmente diferente.

Pesquise muito portanto antes de se decidir qual a melhor opção.

Tipos e Como Funcionam

Sobre seu funcionamento basta entendermos que as maquininhas são nada mais que dispositivos eletrônicos que funcionam como transmissores de dados financeiros. No caso dos cartões que utilizam chip, elas fazem a leitura dos dados do cartão no chip e com a liberação realizada pela senha, as transações são concluídas.

Existe no mercado hoje em dia uma gama muito grande de modelos de máquinas de cartão de crédito e débito, cada uma delas oferecendo uma vantagem especial para o empresário. Há alguns dispositivos inclusive que possibilitam que seu celular smartphone se transforme em um desses terminais.

1 – Máquina de cartão POS

Este é o tipo de modelo mais comum de ser encontrado. A maquininha fica instalada no caixa e funciona conectada através de uma linha telefônica.

Elas são alugadas pelas empresas adquirentes, como Cielo, Rede, GetNet, etc. Cada empresa adquirente tem acordos com diferentes empresas de cartões, sendo assim, antes de solicitar a sua, cheque quais são os cartões aceitos pela POS que você está solicitando.

Ela utiliza a linha discada para fazer a comunicação, além de imprimir os recibos sem precisar de nenhum outro equipamento.

2 – Máquina de Cartão POS Wireless

Este modelo de maquininha é portátil e se parece com os modelos POS, mas funcionam por meio de uma rede Wireless de internet, o que pode facilitar por um lado ou pelo outro restringir seu funcionamento aos lugares que tenham bom sinal Wi-Fi.

3 – Máquina de Cartão POO

Estas também são parecidas com as máquinas POS, porém usam um chip de celular para fazer a transmissão de compra, ou seja, funcionam através da rede de dados das operadoras de celulares.

Este modelo é o daquela maquininha que o garçom leva até sua mesa, ou que o entregador de delivery leva para sua casa ou ainda que o frentista leva até o seu carro.

4 – Máquina de Cartão TEF

A máquina de cartão de crédito e débito do modelo TEF é bastante parecida com a POS visualmente, porém sua tecnologia e modo de funcionamento é completamente diferente.

Normalmente você as encontra em redes de supermercados, drogarias e demais estabelecimentos deste tipo que não requerem ampla mobilidade dos aparelhos.

Seu funcionamento se dá através da internet ou de links dedicados e para isso necessitam estar conectadas a um pc, pois trabalham de modo integrado ao sistema de emissão de nota fiscal daquele local de comércio.

Os comerciantes que optarem por esta maquininha tem um excelente benefício, pois este modelo é multi adquirente, ou seja, pode atuar com mais de uma empresa adquirente, tal como a Cielo, Rede, etc.

Isso é perfeito para empresas que tem um faturamento muito alto, pois se permite uma maior negociação entre as empresas adquirentes.

5 – Máquina de Cartão Mobile

Aqui temos dispositivos leitores de cartão que, quando conectados a um smartphone através de cabo ou tecnologia Bluetooth, transmitem as informações de forma muito simples, usando a conexão do aparelho celular.

Estão disponíveis aqui leitores que atuam com cartões de crédito e débito e somente com cartões de crédito. Normalmente é preciso fazer o download de um app em seu celular e, na sequência, conectar o leitor de cartão.

Quem Pode ter uma Máquina de Cartão de Crédito e Débito

A solicitação de uso deste serviço pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, porém em alguns casos específicos as empresas podem exigir que o contratante possua conta corrente em algum banco. Além disso, não são todas as empresas que fazem consulta ao SPC e Serasa antes de aprovar a contratação.

Quaisquer dúvidas restantes você pode enviar um comentário abaixo ou então acessar o site da própria empresa em questão e ser atendido pelos serviços de atendimento ao cliente.